Logo cedo, às 8h30, aconteceu a oficina “Educação Patrimonial – Como
preservar meus documentos?”, promovida pelo Laboratório de Conservação e Restauração de Obras sobre Papel – Labpel (EBA). O encontro convidou os participantes a conhecer práticas básicas de conservação de documentos pessoais e acervos, reforçando o cuidado com a memória.
Às 9h, a Maternidade Escola realizou o Sarau de Poesia “Reconhecer,
Integrar e Celebrar”, um espaço de expressão, escuta e acolhimento. O
momento contou com citações poéticas, dinâmicas interativas e a criação de um Mural de Poesia, celebrando a beleza do trabalho coletivo e da vida em comunidade.
Também pela manhã, às 10h, ocorreu a visita técnica ao Labpel, na Escola de Belas Artes, conduzida pela professora Ana Paula Corrêa de Carvalho, com apresentação das atividades do laboratório. No mesmo horário, aconteceu a palestra “105 anos de UFRJ – O papel do servidor na construção da Universidade” – dentro da programação do Integra Minerva -, com falas de Rogério Cruz (PR4), Gabriela Machado (FACC) e Noemi de Andrade (DISEG), que destacaram o protagonismo dos servidores na trajetória da instituição.
Na parte da tarde, às 14h, tivemos um momento muito emocionante com a cerimônia de entrega de medalhas pelos 50 anos de serviço público, no Auditório Quinhentão (CCS), em homenagem aos servidores que dedicaram meio século de suas vidas à UFRJ — um momento de emoção, reconhecimento e celebração. Também foram homenageados servidores e servidoras que, com imensa dedicação e compromisso, garantiram a implementação dos direitos dos trabalhadores desta universidade, no contexto da lei n.º 15.141/25, que alterou as carreiras docente e técnico-administrativo em educação.
O primeiro dia da Semana do Servidor mostrou a força da universidade pública e de quem a constrói com dedicação, compromisso e sensibilidade. A programação segue nos próximos dias, com novas atividades, trocas e celebrações.
