Uncategorised

Segurança na UFRJ

Em outubro de 2011, a Confederação Nacional da Indústria e o Ibope realizaram um trabalho intitulado Retratos da Sociedade Brasileira que aponta a segurança pública e as drogas entre os principais problemas enfrentados pelo país. Ambos, só ficam atrás da saúde como preocupação nesse triste ranking, mas juntos ocupariam o primeiro lugar na lista de preocupação dos brasileiros. Não é à toa, pois oito de cada dez entrevistados mudaram os hábitos devido à violência. Hoje, evitam andar com dinheiro e restringiram a circulação livre pelas cidades.

Área de uso federal, mas parte integrante do Rio de Janeiro, a Cidade Universitária nos últimos anos sofre com o aumento da violência e criminalidade.  O patrulhamento do espaço público requer esforços de integração das unidades de vigilância e proteção da comunidade universitária, de estratégia para ações com inteligência e troca constante de informação para dar suporte às iniciativas.

Dentro dos limites de competência da universidade, a UFRJ está investindo na implantação de câmeras de monitoramento, sistemas de controle e restrição de acessos, radiocomunicação para integração das equipes e aproximação com as autoridades estaduais de segurança pública.  A Prefeitura Universitária abre este espaço para a comunidade universitária ajudar com informações e afastar a sensação de insegurança com boatos. Aqui serão divulgadas as ações criminosas no campus visando a construir uma cultura solidária e preventiva de troca de informações para enfrentamento do crime.

Para as vítimas, a denúncia nem sempre é fácil de realizar. Há a sensação de fragilidade, de impotência associada ao medo de represálias. No entanto, assim como os médicos precisam de sintomas para indicar o tratamento, tais dados são essenciais para definir a estratégia. Disponibilizamos aqui orientações de segurança e a quem recorrer se for preciso de apoio, dados relativos à segurança na Cidade Universitária e dicas para que todos possam mutuamente se proteger.

segurança