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Aposentadoria

Aposentados(as) e Pensionistas – Orientação para restabelecer Pagamento Suspenso por ausência de Prova de Vida

Os(as) Servidores(as) Aposentados(as) que não realizaram Prova de Vida referente ao ano de 2020 e/ou 2021, tiveram os seus pagamentos suspensos automaticamente pelo sistema no mês de janeiro de 2022.

Para providenciar a regularização é necessário:

– comparecer a qualquer agência do Banco onde recebe o pagamento, munido de documento de identificação com foto;

ou

– realizar a comprovação digital por meio da validação facial, utilizando o aplicativo SouGOV (passo a passo para o procedimento – https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/prova-de-vida/fluxo-de-prova-de-vida-com-a-publicacao-do-aplicativo-gov.br )

O restabelecimento será automático, bem como o pagamento dos retroativos (na folha de pagamento do mês seguinte), não sendo necessário comparecer ao Órgão.

Lembramos que anualmente, após o aniversário do(a) aposentado(a) / pensionista, no mês do aniversário, será necessário realizar prova de vida, conforme as instruções acima, para que não ocorra nova suspensão.

Havendo qualquer contratempo, dúvida ou dificuldade na realização do procedimento, sugerimos enviar mensagem pedindo orientações à Central de Atendimento de Pessoal, utilizando o endereço eletrônico: atendimento@pessoal.ufrj.br.

Atenciosamente,

Pró-Reitoria de Pessoal

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Outras funcionalidades do SouGOV:

Para consultar a situação da Prova de Vida – https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/prova-de-vida/2-como-consultar-a-situacao-da-minha-prova-de-vida-no-aplicativo-sou-gov-br

Para obter o comprovante da realização da Prova de Vida – https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/prova-de-vida/3-como-obter-o-comprovante-de-que-realizei-a-prova-de-vida