Avaliação de desempenho Informes Notícias

Minuta do PGD/UFRJ entra em fase de escuta pública

Após 2 meses de intensos trabalhos, a minuta que estabelece critérios e procedimentos a serem observados no processo de adesão ao Programa de Gestão e Desempenho da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PGD/UFRJ está pronta para sua última fase antes da publicação: a escuta pública.

Por se tratar de um programa que visa a mudança de cultura sobre a organização do trabalho na universidade, o PGD é objeto de muitas dúvidas e também de resistências, tal como qualquer processo de mudanças institucionais. Reconhecendo a complexidade do tema, a PR4 optou por fazer um processo de consulta pública para validar a minuta da IN do PGD/UFRJ de modo que essas dúvidas, caso ocorram pela forma escrita da IN, sejam dirimidas através de correções e/ou alterações textuais. O processo de escuta também vai antecipar questões críticas na implementação do PGD e do seu sistema.

Vão participar do processo de escuta pública, os chefes de seção de pessoal e os diretores de unidade. Na última terça, 29 de agosto, ocorreu a reunião com os chefes de DP.  Em setembro, será a vez dos diretores serem ouvidos na Plenária de decanos e diretores. Durante as reuniões, a PR4 apresenta a minuta e, a partir do debate, serão anotadas as principais dúvidas e pontos críticos. A sistematização dessa escuta será objeto de diálogo na Comissão Central do PGD antes de se aprovar a versão final, para publicação.

A construção do PGD da UFRJ tem sido tratada como uma das principais prioridades da gestão. Há muita gente dedicada intensamente para construir uma IN que ajude a implementar o PGD de forma estável e positiva, desde nossa equipe técnica, até o Reitor. Nossa gestão prima pela participação, por isso optamos por ampliar os canais de diálogo. Projetos grandes precisam de grandes diálogos.

Neuza Luzia (Pró-Reitora de Pessoal)

Apoio da PR4 e sistema do PGD

Paralelamente ao processo de escuta pública, sobre a minuta da IN do PGD/UFRJ, já está sendo construído o staff para garantir a implementação do PGD nas unidades organizacionais que aderirem.

A Divisão de Avaliação de Desempenho vai se constituir como setor responsável por coordenar e apoiar a implementação. Segundo a Pró-Reitora de Pessoal, o trabalho será realizado por meio de consultoria dos servidores da divisão para ajudar as unidades a elaborar seus editais e preencher o sistema. Para Neuza, a experiência dessa equipe com o AVADES vai ajudar em uma boa implementação do PGD.

O sistema do PGD, que será desenvolvido pela Superintendência Geral de Tecnologia da Comunicação, Informação e Comunicação Gerencial (SGTICIG) já está em fase inicial de elaboração e conta com uma equipe que envolve, além desenvolvedores, os servidores da Divisão de Avaliação de Desempenho, responsáveis pelo suporte do sistema AVADES.