Categorias
Capacitação Institucional Notícias

PR4 inicia planejamento das Divisões pela área de Desenvolvimento, Capacitação e Formação

No dia 16 de agosto, a nova gestão da PR4 iniciou o planejamento das divisões pela área de Desenvolvimento, Capacitação e Formação. O superintendente Rafael Pereira, a coordenadora Rejane Barros e a servidora Marcia, especialista em Gestão e Planejamento de Processos, conduziram atividades de discussão dos objetivos táticos da DVDE com base no Plano de 100 dias de gestão do novo reitor Roberto Medronho. Novos integrantes foram apresentados à equipe, além de definição de metas para garantir o alcance e o sucesso dos objetivos institucionais.

A Divisão de Desenvolvimento, Capacitação e Formação conta com dez integrantes que irão se dedicar à implementação da política de capacitação e formação dos servidores da UFRJ. Desta forma, a equipe irá se dedicar a implementação de cursos próprios e ações de formação e treinamento profissional via parcerias com a comunidade acadêmica e com outras instituições públicas. O Seminário de Integração dos Técnicos-Administrativos em Educação (Sintae) e a Revista Práticas em Gestão Pública Universitária também integrarão o escopo de atividades da Divisão.

Durante todo o dia, os servidores discutiram e detalharam os processos de trabalho da Divisão. A organização do trabalho foi definida incorporando ainda a visão dos novos integrantes. Serão desenvolvidas ações de promoverão a certificação de saberes e fazeres nas diversas funções na universidade, projetos que ajudarão a combater o racismo, LGBTfobia, etarismo e sexismo. Também terão prioridade atividades visando a capacitação para fortalecer uma cultura organizacional voltada à inclusão dos portadores de deficiência física e o respeito às diversidades.

Os trabalhos da tarde foram conduzidos pela servidora da Superintendência Geral, Marcia Almeida, que atuou como facilitadora.

Achei o time bem engajado no debate sobre os objetivos táticos e suas respectivas metas. Em um trabalho como este, a participação de quem cuida das rotinas operacionais faz toda a diferença. O ânimo do grupo já sinaliza que o próximo encontro, quando serão detalhadas as ações de cada objetivo e seus respectivos prazos e responsáveis, também será bastante proveitoso.

Texto: Rafael Barcellos da Silva