A Reitoria da UFRJ entregou, na sexta-feira, dia 1 de setembro, o terceiro título de Técnico-Administrativo em Educação Emérito da história da universidade. A cerimônia ocorreu em sessão solene do Conselho Universitário no Salão Nobre da Decania do CCMN e agraciou o Químico, gerente da infraestrutura do LBCD/LADETEC, Tarcísio Pereira da Cunha.
Estiveram presentes na mesa de honra o reitor, Prof. Roberto Medronho; a vice-reitora Profa. Cássia Turci, o diretor do Instituto de Química da UFRJ Prof. Cláudio José Mota, representando a decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza; e o diretor do Laboratório de Desenvolvimento, Professor Emérito Francisco Radler de Aquino Neto
Discursos e manifestações
O Professor Gilberto Barbosa Dumont, em seu discurso de homenagem, lamentou que haja poucos Técnico-administrativos em Educação Eméritos e sugeriu que a universidade deve encontrar todos e todas que merecem essa honraria e prestigiá-los. Suas palavras sobre o terceiro TAE Emérito da história da UFRJ, Sr. Tarcísio Pereira da Cunha, expressaram o valor de suas contribuições para a UFRJ.
Eu me lembrei do filósofo e lógico norte-americano Willard van Orman Quine. Ser é ter, ocupar o valor de uma variável. Cada um de nós é uma variável nesse mundo. Então, nós somos uma variável. E Tarcísio é uma variável ‘da pesada’. A biografia dele é muito extensa. Ele não fez pouco de tudo não. Ele fez muito de tudo”.
Em seu discurso, Tarcísio agradeceu o reconhecimento e ressaltou o seu amor pela UFRJ, sua motivação para um trabalho ao qual chegou há mais de 7 décadas, “deslumbrado e cheio de sonhos”, como ele mesmo se expressou.
Estou comovido e agradecido. (…). Fico muito orgulhoso de ter sido agraciado. Eu me peguei de amor por essa Universidade e tudo que eu fiz foi pra levar adiante a possibilidade de levar o conhecimento que recebi. Jamais serão esquecidos os amigos que fiz durante a minha jornada. Eu tenho um afeto imenso por vocês. Estou fazendo 76 anos e parece que foi ontem que cheguei aqui deslumbrado e cheio de sonhos.
TAE Emérito Tarcicio Pereira Cunha
A Pró-Reitora de Pessoal, Neuza Luzia, acompanhou a cerimônia e fez questão de levar seu apoio e agradecimento ao colega. Para expressar o significado do momento, Neuza fez alusão ao livro de João Eduardo do Nascimento Fonseca, oriundo de uma pesquisa acadêmica realizada por um técnico-administrativo em educação como ela e como Tarcísio. Pesquisa essa que apontava essa categoria como novos atores na cena universitária.
A emerência é o reconhecimento da academia à entrada definitiva do técnico-administrativo na cena universitária. Deixamos de ser coadjuvantes para sermos atores principais
Neuza Luzia, Pró-Reitora de Pessoal
A Professora Cássia, Vice-Reitora, que também foi diretora do Instituto de Química e Decana do CCMN, unidades às quais Tarcísio está e esteve vinculado em todos esses anos de contribuição à UFRJ, ressaltou a importância do título de TAE Emérito e a necessidade da universidade conceder mais essa honraria para reconhecer o trabalho dos Técnicos como essenciais para garantir a qualidade do ensino, pesquisa e extensão.
Eu aprendi muito com o Tarcísio. Ele foi um abnegado no enfrentamento a todos os obstáculos que se colocavam aos trabalhos e aos projetos do Instituto de Química. Foi uma grande emoção quando conseguimos inaugurar o LADETEC. O Tarcísio teve uma contribuição inestimável nesse projeto e em tantos outros projetos.
Profa. Cássia Turci, Vice-Reitora
O Reitor ressaltou as contribuições de Tarcisio à UFRJ e o parabenizou pela sua produção científica, mostrando-se muito feliz de conhece-la. Aproveitou para reafirmar sua intensão em valorizar e reconhecer as contribuições dos técnico-administrativos na produção de conhecimento Para o Magnífico Reitor, a UFRJ Precisa atuar para derrubar todas as barreiras par o desenvolvimento dos nossos técnico-administrativos em educação em prol da ciência.
Ao ler o currículo do Tarcísio, fiquei muito sensibilizado, muito emocionado e orgulhoso pelo exemplo que ele é para a universidade valorize mais os que os TAE fazem. Sem a presença desses valorosos companheiros essa universidade não seria o que é. Não se faz universidade só com alunos e docentes. A espinha dorsal deste processo são os técnicos. São servidores como o Tarcísio que garantem a universidade em pé.
Prof. Roberto Medronho, Reitor
Título de TAE Emérito
A aprovação da emerência aconteceu por unanimidade no Conselho Universitário do dia 22 de junho deste ano. Tarcísio se junta a Regina Célia Alves Soares Loureiro e a Hermengarda Patricia de Mello Santoro, como terceiro Técnico-Administrativo em Educação a receber a honraria.
Graduado em Química e Mestre em Geologia, ambos pela UFRJ, Tarcísio é o atual Gerente da Infraestrutura do LBCD/LADETEC do Instituto de Química da Universidade.
O título de Emérito é o reconhecimento daqueles que se destacaram em suas áreas de atuação, em suas atividades laborais e que são referências e autoridades em seus campos de conhecimento. É um título que se alcança pelo mérito, pelas qualidades e realizações demonstradas ao longo de uma carreira.
O ato de se realizar a emerência é o reconhecimento da importância do fazer dos Técnico-Administrativos em Educação na construção e desenvolvimento da Universidade Pública.
A PR4 agradece a Tarcísio Pereira da Cunha pela dedicação e competência profissional e o parabeniza pelo merecido título.
Texto: comissão de comunicação institucional da PR4 / Fotos: Elisângela Leite