Dimensionamento da Força de Trabalho

Dimensionamento da Força de Trabalho: UFRJ instala Câmara Técnica do PRODIM

Programa de Dimensionamento da força de trabalho técnico-administrativo em educação da UFRJ

A Pró-Reitoria de Pessoal, instalou, no dia 04 de outubro, a Câmara Técnica do Programa de Dimensionamento da Força de Trabalho Técnico-Administrativo em Educação (PRODIM). Estiveram presentes, os servidores e servidoras componentes da câmara, a equipe técnica das áreas correlatas ao tema na PR4, a Pró-Reitora de Pessoal, Neuza Luzia e o Reitor, Prof. Roberto Medronho.

A Câmara Técnica de Dimensionamento da Força de Trabalho TAE é composta por 15 técnico-administrativos em educação que vão debater as demandas das unidades e aprovar um relatório final com uma proposta de distribuição das vagas de técnicos-administrativos em educação, a partir da Matriz de Dimensionamento, que será aprovada pelo Conselho Universitário.

O PRODIM é um programa estruturante da política de pessoal que irá subsidiar o redimensionamento da força de trabalho, o planejamento de recrutamento, seleção e movimentação de pessoal técnico-administrativo em educação para o conjunto dos órgãos da UFRJ.

Segundo o Superintendente Geral de Pessoal, Rafael Pereira, que coordenará os trabalhos da câmara, o foco inicial dos trabalhos será a definição de indicadores que permitam a PR4 organizar as demandas das unidades e alocar os servidores novos, oriundos de concurso ou de vacâncias. Saindo de uma dinâmica bilateral ou monocrática. Com o amadurecimento desses indicadores e a aprovação da matriz no Conselho Universitário, será possível que o PRODIM tenha sua abrangência completa.

A presença do Reitor na reunião de instalação da Câmara, mostra o reconhecimento da importância que esse programa tem para a estruturação de uma política de pessoal integrada e sistêmica na UFRJ.

O Prof. Roberto Medronho agradeceu a disponibilidade dos membros, reconheceu a contribuição que será dada à universidade e lembrou que essa câmara responde a uma das suas propostas de gestão divulgada na campanha.

A Pró-Reitora de Pessoal, Neuza Luzia, lembrou da especificidade do trabalho dos técnicos-administrativos em educação e, reconhecendo o caminho percorrido até aqui por quem veio antes, ressaltou o mérito da iniciativa. Reconheceu a iniciativa do Reitor, que convocou a PR4 a atender essa demanda e também tem se ocupado com o encaminhamento dela. Reconheceu também a iniciativa de todos e todas que estão na câmara, cedendo seu tempo, experiência e conhecimento para construir uma UFRJ melhor.

Entenda os caminhos PRODIM

O processo instituído pelo PRODIM começou com o envio às unidades de informações sobre o seu quadro atual de servidores, baseado na folha de pagamento de julho de 2023.

Os diretores e as diretoras de unidade se manifestaram sobre as suas necessidades de ampliação ou recomposição dos cargos do PCCTAE.

A PR4 compilou e sistematizou as demandas das unidades, e as presentará para a câmara técnica, que irá debater, construir e aplicar a matriz de dimensionamento. Posteriormente, a matriz será proposta para deliberação e aprovação do conselho universitário.

Ao final, o produto desse trabalho será a proposta de um quadro de alocação das vagas que orientará a distribuição dos cargos do concurso e também as vacâncias durante o ano de 2024. Em junho, a câmara se reúne novamente para uma etapa de revisão e em agosto de 2024, retoma os trabalhos com novo levantamento de necessidades de pessoal.

Pró-Reitora de Pessoal, Neuza Luzia, na reunião de instalação da Câmara Técnica de DFT-TAE a UFRJ.

Composição da câmara

I – 2 (dois) representantes da PR4:

Rafael dos Santos Pereira

Thais de Castro Moraes

II – 1 (um) Representante de cada uma das unidades organizacionais da estrutura média:

Ana Thereza de Barros Guerra Fernandes (CFCH);

Angelucia Muniz (CHS);

Ednéa Martins (FCC);

Edson Diniz Nóbrega Júnior (CFP);

Eliane Magalhães da Silva (CLA);

Juliana Burguês Gonçalves (CCMN);

Luiz Otávio de Souza Silva (CT);

Luiz Phellipe de Araujo Zebendo (Centro Multidisciplinar Macaé)

Paulo Cesar Pascoal (CCJE);

Thiago de Sá Barcelar (CCS);

III – 1 (um) Representante da estrutura superior:

Claudia Damiana Castro de Souza (PR2)

IV – 2 (dois) Representante dos campi fora da sede:

Emanuel Victor Nogueira Gotardo (NUPEM);

Fátima Cristina dos Santos (Campus Duque de Caxias);