Institucional Notícias

INPI e UFRJ assinam acordo com foco em promoção da saúde e bem-estar dos servidores

O presidente do INPI, Júlio César Moreira, e o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Medronho, assinaram nesta sexta-feira, dia 28 de junho, um Acordo de Cooperação Técnica com foco na promoção da saúde e bem-estar dos servidores públicos federais. A parceria irá beneficiar os servidores das duas instituições, mas também de outras entidades federais do Rio de Janeiro.

Pelo acordo, a Coordenação de Atenção à Saúde do Trabalhador (CAST/UFRJ) irá estabelecer um Centro Avançado de Atendimento no INPI, que será referência para a realização de perícias em saúde e exames admissionais.

Além disso, o centro de atendimento irá promover a saúde ocupacional e o bem-estar de servidores e candidatos aprovados em concursos públicos, sendo um modelo colaborativo e sustentável de atendimento em saúde, especialmente para os servidores do INPI e da UFRJ.

No âmbito do acordo, também será realizado estudo-piloto de atenção à saúde do servidor em modelo de telemedicina.

Na cerimônia de assinatura, Moreira, do INPI, ressaltou que a saúde e o bem-estar dos servidores é prioridade para o Instituto, tanto que está em seu Plano Estratégico 2023-2026, por meio de uma ação voltada para promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas no trabalho. Ele também lembrou que, na data do evento, é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, sendo um momento para se refletir sobre o respeito e a inclusão no ambiente laboral.

Já Medronho, da UFRJ, destacou que o acordo visa fortalecer o serviço público. As falas da coordenadora de Atenção à Saúde do Trabalhador da instituição, Rosane Detommazo, e da pró-reitora Neuza Luzia Pinto reforçaram que este é um primeiro passo para oferecer uma melhor infraestrutura para o servidor.

A diretora de Administração substituta do INPI, Soraya Sales, apresentou o plano de trabalho, enquanto a coordenadora-geral de Recursos Humanos, Sandra Caseira, pontuou que o acordo reflete os esforços institucionais para oferecer o melhor sistema de amparo ao corpo funcional.

Postagem original: https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/inpi-e-ufrj-assinam-acordo-com-foco-em-promocao-da-saude-e-bem-estar-dos-servidores#