Abertura de Processos

PR4 recebe convidadas para discutir inovação

No dia 22 de agosto, ocorreu uma reunião do grupo de trabalho “Inova PR4”. O encontro foi realizado presencialmente para que a equipe da Pró-reitoria de Pessoal pudesse conhecer e trocar ideias com outros atores do ecossistema de inovação da UFRJ.

A diretora da DVDE, Joana Di Angelis, destacou a necessidade de articular as iniciativas internas para promover a troca de experiências e informações. O superintendente geral de pessoal da PR4, Rafael Pereira, agradeceu a participação das convidadas, ressaltando a importância do apoio institucional da Universidade para possibilitar inovação também no ambiente de gestão de pessoas.

A professora Fátima Bruno, superintendente geral de planejamento institucional da PR3, enfatizou a importância do incentivo à inovação no ambiente de trabalho para encontrar novas formas de resolução de problemas antigos.

A diretora do Inova UFRJ, Daniela Uziel, abordou a relevância das mentorias direcionadas a grupos de inovação. Formada em Medicina, ela acredita que práticas já utilizadas no Inova UFRJ podem ser replicadas no grupo de trabalho da PR4.

A professora do Coppead/UFRJ, Ariane Figueira, ressaltou as soluções inovadoras já desenvolvidas pela Universidade para a população, especialmente em projetos voltados para a cidade do Rio de Janeiro. No entanto, ela observou que ainda existem lacunas no ambiente interno e defendeu a necessidade de incentivar o intraempreendedorismo.

O Grupo de Trabalho “Inova PR4” foi instituído por meio de portaria no dia 4 de julho de 2024, com o objetivo de estudar, propor e realizar, no âmbito da área de pessoal da UFRJ e em articulação com o seu ecossistema de inovação, ações e projetos para fomentar a cultura da inovação na gestão pública.