Categorias
Destaques Institucional

Por dentro da PR4: Conheça a Divisão de Avaliação e Desempenho (DVAVD)

A Divisão, composta por sete funcionários, é responsável pela avaliação de desempenho de servidores técnico-administrativos da UFRJ, atualmente realizada por meio do AvaDes. Além disso, a Divisão também tem como atribuições: o acompanhamento e a finalização do Estágio Probatório de servidores técnico-administrativos, a concessão de Progressão por Mérito Profissional e o suporte à operacionalização do Programa de Gestão e Desempenho.

Confira a entrevista com a equipe da Divisão e saiba mais sobre o trabalho realizado por eles.

Recentemente, a Universidade realizou a posse de novos servidores. Eles estão em uma fase chamada de estágio probatório. Vocês poderiam nos explicar como funciona o Estágio Probatório de servidores técnico-administrativos?
Ao entrar em exercício, o(a) servidor(a) nomeado(a) para o cargo efetivo, é submetido(a) a Estágio Probatório por período de 36 meses (03 anos). As avaliações de Estágio Probatório ocorrem nos períodos de 06, 12, 20, 26 e 32 meses.

E quais são as atividades da Divisão em relação ao Estágio Probatório de servidores técnico-administrativos?
As avaliações de Estágio Probatório são enviadas via processo SEI à DVAVD que fica responsável por tratar os processos e digitar as notas no SIRHU. Mensalmente, providenciamos a publicação no BUFRJ da portaria de aprovação dos servidores técnico-administrativos no Estágio Probatório.

Ainda direcionando a pergunta para ambientar os novos servidores, vocês poderiam nos dizer em que consiste o AvaDes?
O AvaDes é o Programa de Avaliação de Desempenho dos(as) servidores(as) técnico-administrativos(as) da UFRJ, realizado em formato digital por meio da Intranet UFRJ/SisPessoal.

Quando foi criado o AvaDes?
O AvaDes foi instituído por meio da Portaria nº 6.074 de 24 de junho de 2019, tendo sido alterado, posteriormente, pelas Portarias nº 4.955 de 21 de junho de 2021 e nº 341 de 30 de agosto de 2022.

Qual foi o motivo da criação?
A criação do AvaDes buscou atender as exigências do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005), do Decreto nº 5.825 de 29 de junho de 2006 e da Lei nº 11.784 de 22 de setembro de 2008.

Quais são as principais inovações trazidas pelo AvaDes?
A partir do AvaDes, os servidores técnico-administrativos de todos os níveis de classificação passaram a ser avaliados pelos mesmos critérios em um período avaliativo único e anual. Foram criados os formulários de autoavaliação, avaliação da chefia pelo servidor, avaliação da equipe e o formulário complementar de avaliação das relações de trabalho. Também foram aplicados novos indicadores, sendo distintos para servidores com ou sem função administrativa. As avaliações passaram a ter como base o plano de trabalho pactuado na equipe. Todo o processo avaliativo passou a ser realizado em sistema informatizado próprio.

Quais são os maiores benefícios proporcionados pelo AvaDes para os servidores, chefes de equipe e Universidade?
O AvaDes tem como finalidade subsidiar a política de gestão de pessoal, visando garantir a melhoria da qualidade das ações de ensino, pesquisa e extensão e os demais serviços ofertados à comunidade, buscando assim a promoção do desenvolvimento profissional e institucional. Além disso, as Progressões por Mérito dos(as) servidores(as) ocorrem a partir do resultado alcançado no processo avaliativo (mínimo de 60% de aproveitamento), apesar de a avaliação de desempenho não ter somente este fim.

Quem participa do AvaDes?
São participantes do Programa de Avaliação de Desempenho servidores técnico-administrativos em Educação e docentes que ocupam função administrativa. Servidores técnico-administrativos em Estágio Probatório devem ser incluídos no AvaDes nas suas respectivas equipes e avaliados, desde que tenham cumprido seis meses de efetivo exercício até o início do período avaliativo. Concomitantemente, o Estágio Probatório permanece sendo avaliado por meio dos formulários específicos. Já servidores que estiverem no último padrão de vencimento também devem participar do processo de avaliação, tendo em vista que seu objetivo não está restrito à progressão por mérito.

Quais formulários de avaliação compõem o AvaDes?
Autoavaliação, Avaliação de servidor pela chefia, Avaliação da chefia pelo servidor, Avaliação da chefia pelo superior hierárquico, Avaliação da Equipe, além do formulário complementar visando avaliar as Relações de Trabalho.

Recentemente, a Divisão ficou responsável também por acompanhar a operacionalização do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) na Universidade. Quais são as atribuições relacionadas ao PGD?
A divisão é responsável por coordenar e monitorar a implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD/UFRJ), prestar consultoria às unidades organizacionais da UFRJ e participar do processo de implementação do sistema informatizado de acompanhamento do PGD. Outras atividades ligadas ao PGD estão descritas no Manual de competências e atribuições dos setores da PR4.

Quantas unidades aderiram ao PGD?
Das 108 unidades, 65 aderiram ao PGD até 03/12/2024.

De maneira geral, como o Programa tem sido visto?
Em outubro, a Divisão elaborou e aplicou o formulário Pesquisa de Avaliação Anual PGD/UFRJ – 2023-2024, no qual foram coletadas informações dos participantes do PGD e dos gestores, bem como suas experiências, explorando os benefícios e as dificuldades do PGD. Os resultados foram divulgados durante o I Seminário de Avaliação da Política Institucional da Área de Pessoal na UFRJ: o PGD, seus contextos, aprendizados e desafios, ocorrido nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2024. O seminário consistiu em um espaço de avaliação e troca de experiências, com diálogos produtivos para a construção conjunta de aprendizado, aprimoramento e fortalecimento do PGD na UFRJ. Nessa oportunidade, pudemos ouvir os relatos das experiências vividas nas Unidades. A grande maioria foi positiva.

Contatos:

Assunto PGD
E-mail: pgd@pr4.ufrj.br
Progressão por Mérito, AvaDes e Estágio Probatório
E-mail: avaliacao@pr4.ufrj.br

Chefe da Divisão
ADILSON COUTO DE SOUZA FILHO

Equipe
FLÁVIA DO CARMO BULLÉ
OTTO SANTOS DE AZEVEDO
ANNE ELISE REIS DA PAIXÃO
LUCIANA SNAIDER RIBEIRO
KATIANE CASTRO ESTEVES DA SILVA
FERNANDA CAVALCANTE GAMA MONTEIRO

Data da publicação: 03/12/2024