A Pró-reitoria de Pessoal, por meio da portaria de número 2323, de 17 de março de 2025, designou dez servidores para compor um Grupo de Trabalho com o objetivo de propor políticas de implementação da Brigada Voluntária da UFRJ, bem como, a estruturação de uma rede de acolhimento e orientação, em casos de acidentes de trabalho e outras emergências ocupacionais, para o corpo social da Cidade Universitária.
Acesse a Portaria: https://sei.ufrj.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=5569581&id_orgao_publicacao=0
A função de uma brigada de incêndio é proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável, sugerindo medidas adequadas para prevenir acidentes. O presidente do GT, Lucas Pinho, coordenador de Biossegurança do Centro de Ciências da Saúde (CCS), afirma que essa é uma luta antiga do centro no qual trabalha:
“Essa medida vai possibilitar a criação de um corpo de brigadistas voluntários para a UFRJ. A Brigada Voluntária do CCS é a terceira maior do Brasil em nível universitário. A gente já tem tudo isso mapeado. A minha tese de doutorado foi sobre brigada de incêndio voluntária em universidade federal. Vamos propor políticas e também um projeto executivo. Havendo recursos, colocaremos em prática.”
O Centro de Ciências da Saúde conta com brigadistas voluntários desde 2013. Hoje, o CCS dispõe também de brigadistas profissionais.
A Pró-reitora, Neuza Luzia, afirma que saúde e segurança do trabalho precisam caminhar juntas:
“A ideia é criar uma política de saúde e segurança do trabalho que vai englobar vários programas e ações. A gente entende que, seguindo essa lógica, as brigadas estejam incluídas. A segurança do trabalho e a saúde precisam andar juntas para se obter qualidade de vida. A qualidade de vida não é apenas identificar doenças e tratá-las, mas também abrange aspectos preventivos e programas de educação. No caso das brigadas, é um componente que se relaciona diretamente com a segurança do trabalhador. É preciso envolvimento. O trabalhador precisa saber como proceder diante de um ambiente que, eventualmente, possa se tornar inseguro. Isso envolve educação.”
HISTÓRICO
No início de 2023, a UFRJ contratou 104 brigadistas, totalizando 124 postos de trabalho para operacionalização da brigada de incêndio em diversas unidades. A ação ocorreu graças à disponibilidade financeira informada pela Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR-3) e ao apoio da Coordenação de Projetos contra Incêndio, do Escritório Técnico da Universidade (CPCI/ETU).
A CPCI foi criada com o objetivo de elaborar Projetos de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) para certificação dos prédios da UFRJ junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (Cbmerj), iniciando processos de análise de projeto e evitando, por conseguinte, o recebimento de notificações e autos de infração.
Roberto Machado Corrêa, coordenador da CPCI/ETU na época, lembrou que a segurança é um dever de todos na Universidade e que é preciso criar uma mudança cultural na comunidade acadêmica em relação à questão de segurança contra incêndio e pânico:
“Aos gestores, que providenciem a manutenção dos dispositivos de combate a incêndio, contratação de bombeiros civis e o treinamento de brigadas voluntárias. Aos professores e técnicos-administrativos, que respeitem as rotas de fuga, não obstruindo os corredores com obras, móveis ou descartes, nem fazendo ampliação ou uso indevidos das instalações elétricas e de gases. Aos alunos, que denunciem à Ouvidoria da UFRJ toda irregularidade encontrada que atente à segurança em relação a incêndio e pânico. Por fim, a todos, que participem periodicamente dos exercícios simulados de combate a incêndio e escape do prédio e, tendo aptidões, sejam membros da brigada voluntária”
Membros do Grupo de Trabalho: Lucas Olive Pinho Silva Gomes (Presidente do Grupo de Trabalho), Brunno Renato Farias Verçoza Costa, Graciele Oroski Paes, Jairo da Silva Rocha, Huascar da Costa Filho, Luã Braga de Oliveira, Marlene Barbosa Caldas, Roberto Santos de Oliveira, Thaysa Viana da Cunha, Walter Pinto de Carvalho
CONTATOS:
Brigada do CCS – ramal: 6721
Brigada da Coppe- ramal: 7777 – site: https://dpadi.coppe.ufrj.br/brigada-da-coppe/
Notícias relacionadas:
UFRJ passa a ter brigada de incêndio na maioria das unidades
https://conexao.ufrj.br/2023/04/ufrj-passa-a-ter-brigada-de-incendio-na-maioria-das-unidades/
IFCS passa a ter Brigada de Incêndio
https://ifcs.ufrj.br/2023/05/22/ifcs-passa-a-ter-brigada-de-incendio
DEPOIS DA SIPAT… brigadas de incêndio ganham fôlego
https://sintufrj.org.br/2019/09/depois-da-sipat-brigadas-de-incendio-ganham-folego/