A Seção de Atenção Psicossocial (SAPS), vinculada à Divisão de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST) da Pró-reitoria de Pessoal (PR-4), é um serviço especializado da UFRJ que oferece acolhimento e acompanhamento a servidores que enfrentam sofrimento psíquico relacionado ao ambiente de trabalho ou a outros fatores que impactam sua saúde mental.
Com uma equipe multiprofissional composta por psiquiatra, psicólogas e enfermeira, a SAPS atua com foco no cuidado integral dos trabalhadores, contribuindo para o bem-estar no ambiente institucional. Parte da sua atuação se dá por meio do Polo de Referência em Atenção à Saúde Mental do Trabalhador (Polo-PRASMET), fruto de uma parceria com o Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ).
A saúde mental dos servidores é entendida como um processo complexo e coletivo, determinado por fatores individuais e também por condições sociais, organizacionais e de trabalho. Por isso, o serviço não apenas oferece atendimento individualizado, mas também desenvolve ações institucionais de apoio, como visitas técnicas, emissão de laudos e organização de encontros em unidades que demandem suporte.
Para Claudia Barbastefano Monteiro, diretora da DAST, explica que é preciso ter uma visão ampla e contínua da questão. “A saúde mental no trabalho vai além do tratamento especializado. É de suma importância o acolhimento e a construção de espaços de diálogo cotidianos”, afirma.
Acolhimento
O acesso à SAPS ocorre por meio do acolhimento: um atendimento inicial em que se escuta a demanda do servidor e se avalia, junto a ele, os possíveis encaminhamentos. Em muitos casos, esse encontro já é resolutivo, possibilitando a construção de novas estratégias de enfrentamento. Se avalia a necessidade de seguir um tratamento, o servidor é encaminhado para outros serviços da rede pública, como as Clínicas da Família, com os quais a SAPS articula cuidados de forma integrada. A inserção no Polo-PRASMET depende de critérios que priorizam a articulação com o trabalho.
Além da escuta clínica, a equipe atua na construção de estratégias que visam à melhoria das condições de saúde mental no trabalho, colaborando com outros setores da CPST e da PR4 na definição de indicadores e intervenções mais amplas no campo da saúde do trabalhador.
A SAPS é um espaço de acolhimento, cuidado e construção coletiva de soluções. O acesso ao serviço pode ser feito por e-mail, com possibilidade de atendimento remoto ou presencial, ou por demanda espontânea: na CPST as segundas, terças, quintas e sextas das 9 às 14h ou no IPUB as segundas também das 9 às 14h. Veja abaixo o fluxo de acolhimento da SAPS.

