CPST INFORMA
Enfermeiro Jairo Nogueira (SEPS/DAST/CPST)
No dia 27 de julho celebra-se o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. O objetivo é chamar a atenção da população para maior conscientização dos cuidados necessários para prevenção e aos sinais importantes que poderão alertar para seu surgimento.
Anualmente são diagnosticados 700 mil casos no mundo de câncer de cabeça e pescoço. Correspondem a 3% de todos os tipos de câncer e é o quinto entre os homens, com cerca de 10 mil mortes por ano no país.
O tabaco é responsável por 97% dos casos de câncer de laringe. O álcool associado ao fumo aumenta em cinco vezes o risco de câncer nessa região. A infecção pelo HPV (papilomavírus humano) também tem contribuído para o aumento na incidência da doença em jovens nos últimos anos devido ao não uso do preservativo na prática do sexo oral, por exemplo.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), o hábito de fumar e ingerir bebidas alcoólicas potencializa em até 20 vezes o risco de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço.
O que é o câncer de cabeça e pescoço?
São considerados câncer de cabeça e pescoço aqueles que atingem a boca, a língua, as cavidades nasais, gengivas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, a tireóide, a pele do rosto e do pescoço, como exemplos.
Quais são os sintomas ou sinais de alerta?
- Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
- Manchas brancas ou avermelhadas na boca;
- Dificuldade ou dor para engolir;
- Alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias;
- Sangramento ou secreção persistente pelo nariz;
- Aumento de linfonodos, popularmente conhecido como caroço no pescoço.
Prevenção:
- Evitar o tabagismo. Parar de fumar é a melhor maneira de evitar a maioria dos cânceres de boca, faringe e laringe;
- Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Exposição ao sol com proteção;
- Manter higiene oral adequada;
- Uso do preservativo na prática do sexo oral;
- Prática de exercícios físicos;
- Buscar ter uma alimentação saudável.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, um dos principais problemas é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, podendo provocar sequelas no paciente. O tratamento pode abranger cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
Estatísticas do Instituto Nacional do Câncer mostram que quando o diagnóstico é feito precocemente e o tratamento iniciado em tumores iniciais, o paciente tem um prognóstico de sobrevida de 80%. Quanto mais pessoas tiverem acesso a informações que permitam adotar hábitos e cuidados preventivos, maior será a probabilidade de cura quando diagnosticado e melhor qualidade de vida.
Fique atento à prevenção e aos sinais de alerta!
Fontes:
- https://sbco.org.br/julho-verde-a-importancia-da-conscientizacao-sobre-o-cancer-de-cabeca-e-pescoco/
- Biblioteca Virtual em Saúde: Ministério da Saúde
- Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço