Categorias
Capacitação Coordenação de Desenvolvimento Pessoal Desenvolvimento, Capacitação e Formação

Servidores obtêm certificação em administração universitária 

No dia 14 agosto de 2025, ocorreu a cerimônia de certificação da especialização em administração universitária federal no auditório da Escola do Trabalho da UFRJ.

Criado em 2021, o curso de pós-graduação lato sensu é promovido pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da UFRJ, em parceria com a Pró-reitoria de Pessoal da Universidade. A primeira turma foi concluída em 2023; já a segunda turma começou em 2023 e terminou em abril de 2023. Ao todo, 49 servidores participaram da formação.

O curso procura contribuir para uma melhor reflexão sobre a prática laboral dos estudantes, que são, em grande parte, servidores técnico-administrativos. Nas duas turmas, também houve participação de docentes como estudantes. O grande diferencial do curso é possibilitar uma rica troca de experiências entre os servidores, que desempenham uma considerável diversidade de atividades na universidade. As disciplinas que integram o currículo procuram abarcar questões acadêmicas e administrativas que atravessam e caracterizam a instituição universitária.

Segundo o coordenador do curso, o professor Antônio José Barbosa de Oliveira, as perspectivas para os próximos anos são positivas:

A partir da parceria da FACC com a PR-4, por meio da Escola do Trabalho, nossa expectativa é de que haja um amadurecimento do curso, a ampliação de turmas e, em médio prazo, a viabilização de uma proposta de curso que culmine com a criação de um Programa de Pós Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Administração Universitária na UFRJ.

A pró-reitora Neuza Luzia destacou a importância da parceria da Escola do Trabalho com a FACC.

Esse momento da certificação evidencia que novos cursos poderão ser criados, frutos dessa parceria, fortalecendo tanto a Escola do Trabalho quanto a FACC.

A diretora da DVDE/PR-4, Joana De Angelis, demonstrou satisfação com a realização dos servidores:

Foi emocionante participar dessa cerimônia representando a Escola do trabalho da UFRJ, que é um projeto para  produção, disseminação e compartilhamento de Saberes e Fazeres.

O servidor Rogério, da Divisão de Direitos e Deveres da PR-4, foi um dos concluintes e ressaltou a importância do conteúdo aprendido nas questões práticas do cotidiano laboral.

O curso aborda diversos aspectos da administração de uma Universidade. Oferece ao estudante os caminhos a serem percorridos ao tratar questões financeiras, de gestão de pessoas, sobre avaliação institucional, além de dar um relato muito interessante sobre os aspectos históricos, bem como da relação com outras entidades ao redor do mundo. Creio que o estudante sai preparado para participar ativamente da gestão de uma Instituição de Ensino Superior.”

Saiba mais sobre o curso: https://facc.ufrj.br/?page_id=431