Categorias
Abertura de Processos

Projeto da UFRJ é premiado em segundo lugar em concurso da Enap

Entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro de 2025, a Escola Nacional do Serviço Público (Enap) realizou a Semana de Inovação: evento anual focado em discutir as grandes agendas da humanidade e compartilhar conhecimentos sobre iniciativas do setor público. Duas representantes da PR-4 estiveram presentes – Natalia Limongi (diretora da DART) e Joana de Angeis (diretora da DVDE) – e puderam prestigiar o servidor Lucas Pinho (CCS), coordenador do projeto da UFRJ premiado em segundo lugar no concurso de inovação no setor público: “Brigadas contra acidentes com produtos perigosos”.

Foto: Humberto Araujo

“Eu fiquei muito feliz pela comunidade do CCS que se demonstrou resiliente e superar a crise de acidentes que estávamos passando. Agora, fomos premiados por isso. Fica um sentimento de vitória também porque tudo isso foi feito com orçamento zero. Desde que instituíram o teto de gastos, nosso orçamento é zero. Mesmo assim, conseguimos ganhar de outros órgãos. A Brigada ficou muito orgulhosa!”

Criada em 2015, a Brigada Universitária de Produtos Perigosos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) é pioneira no atendimento a incidentes com produtos químicos, biológicos e radiológicos em universidades. Segundo Lucas Pinho, um dos idealizadores, o CCS não possuía estrutura técnica para responder a emergências com produtos químicos, biológicos ou radiológicos nos mais de 350 laboratórios do centro. Após um vazamento em 2015, foi criada a Brigada de Produtos Perigosos (BPP), composta por voluntários capacitados para atuar em situações de risco específicas do ambiente universitário.

Antes dependente de treinamentos externos, a capacitação passou a ser realizada internamente, com conteúdos ajustados à rotina dos laboratórios. O processo se tornou gratuito, contínuo e alinhado à realidade dos servidores. O marco foi a criação de uma brigada inédita no país, especializada em produtos perigosos e formada por trabalhadores do CCS. A iniciativa promoveu uma mudança significativa na cultura de segurança: aumentou o engajamento da comunidade acadêmica, tornou as respostas a acidentes mais técnicas e eficazes e reduziu drasticamente os impactos de ocorrências laboratoriais.

Foto: Humberto Araujo

Em 2025, o Concurso de Inovação teve mais de 350 iniciativas inscritas, que se relacionam ao tema “Inovação em um novo tempo: como o serviço público pode impulsionar a reconstrução do país e se preparar para o futuro?”. As ações premiadas nas quatro categorias foram selecionadas por meio de avaliação rigorosa conduzida por especialistas e também por meio de votação do público.