Categorias
Institucional

PR-4 apresenta os Painéis de Pessoal na Plenária de Decanos e Diretores da UFRJ

A Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) participou, nesta terça-feira (25/11), da Plenária de Decanos e Diretores da UFRJ, apresentando ao colegiado informações sobre as ações desenvolvidas pela PR-4.

O diretor da Divisão de Gestão da Informação e Estatísticas de Pessoal (DGIEP/PR4), Yuri Pitta, apresentou os Painéis de Pessoal, ferramenta de transparência ativa desenvolvida durante a atual gestão da Pró-Reitoria de Pessoal. A iniciativa foi amplamente elogiada pelos participantes, que destacaram a importância de disponibilizar, de forma transparente, dados atualizados e acessíveis sobre a força de trabalho da UFRJ.

Yuri Pitta, diretor da DGIEP, apresentando os “Painéis de Pessoal” durante a Plenária de Decanos e Diretores

Em sua exposição, Yuri detalhou como os painéis reúnem dados brutos, indicadores-chave e análises interativas, permitindo que unidades acadêmicas e administrativas tenham uma visão clara dos temas estratégicos de pessoal. A ferramenta cumpre não apenas uma função gerencial, mas também reforça o compromisso institucional com a Lei de Acesso à Informação (LAI), ao garantir a divulgação ativa de informações de interesse público, considerando também a Lei de Proteção Geral de Dados Pessoais (LGPD). Com a implantação dos painéis, a PR-4 reforça seu compromisso com a transparência ativa, com a qualificação do serviço público e com o aprimoramento contínuo da gestão de pessoas na UFRJ.

A Pró-Reitora de Pessoal, Neuza Luzia Pinto, também estava presente durante a sessão e reforçou a relevância da iniciativa para fortalecer a governança e democratizar o acesso às informações. Neuza Luzia aproveitou o espaço para informar sobre a inauguração da nova sede da Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST), prevista para os próximos dias, ressaltando o intenso trabalho em equipe que possibilitou a entrega do novo espaço.

Após as apresentações da PR-4, a Pró-Reitora respondeu às dúvidas dos diretores e decanos sobre rotinas administrativas, processos internos e temas recorrentes da gestão de pessoal. O diálogo reforçou a importância de aproximar as unidades em um esforço coletivo em prol da boa administração da universidade.