Categorias
Concursos Institucional Notícias

Renovação do quadro social da UFRJ com a nomeação de novos servidores

Universidade realiza cerimônia de posse para celebrar o ingresso de 384 novos servidores

Na manhã desta sexta-feira (7/11), o Auditório do Quinhentão, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), foi palco da última cerimônia de posse de novos servidores da UFRJ em 2025. O evento, realizado das 9h às 11h, reuniu servidores recém-chegados à instituição em um clima de celebração e compromisso com o serviço público e com a educação superior de qualidade.

Para a cerimônia desta sexta-feira, foram convidados 281 servidores, sendo 235 docentes e 46 técnicos-administrativos em educação (TAE). Com esse grupo, a UFRJ encerra as nomeações do ano de 2025, totalizando 384 novos servidores empossados ao longo do ano — 270 docentes, distribuídos em 50 unidades, e 114 TAE, alocados em 38 unidades da universidade. Os números refletem o esforço contínuo da instituição em fortalecer seus quadros e garantir a excelência no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão pública.

A abertura da cerimônia ficou por conta do grupo de choro Sôdade Brasilis, da Escola de Música da UFRJ, que iniciou sua apresentação com a execução do Hino Nacional, seguida por um show de chorinho. Após o espetáculo musical, foram convidados para compor a mesa o reitor da UFRJprofessor Roberto de Andrade Medronho; o decano do CCS, professor Luiz Eurico Nasciutti; a vice-reitora da UFRJ, professora Cássia Curan Turci; o superintendente geral de pessoal, Rafael Pereira, representando a pró-reitora de pessoal, Neuza Luzia Pinto; a TAE Joana Maria de Angelis, diretora da Divisão de Desenvolvimento, Capacitação e Formação Continuada (DVDE); e a TAE Rejane Andrea Magalhães de Barros, coordenadora da Coordenação de Dimensionamento e Desenvolvimento de Pessoal (CDDP).

Sôdade Brasilis, grupo de choro da Escola de Música da UFRJ | Foto: Fábio Caffé (SGCOM)

Durante as falas, os representantes deram as boas-vindas aos novos servidores, felicitaram os familiares presentes e destacaram o papel estratégico do corpo técnico e docente na consolidação da universidade pública como um espaço de produção de conhecimento, inclusão e transformação social.

O reitor Roberto Medronho ressaltou o orgulho de ver a UFRJ se renovando e se fortalecendo:

“Hoje, esta centenária casa abre seus portões para receber novos corações, novas mentes, novas pessoas que chegam para partilhar de um mesmo sonho: o de servir ao Brasil por meio do conhecimento, da arte e da esperança. Sejam muito bem-vindos à nossa casa, à vossa casa, à casa de todos nós. A UFRJ é a mais antiga e também a mais jovem das universidades brasileiras: antiga pela história que carrega e jovem pela eterna inquietude de quem se recusa a parar de aprender, de ensinar e de produzir novos saberes. Encontro nos corredores não apenas colegas, mas companheiros de jornada — pessoas que, como vocês, acreditam que o serviço público é um ato de generosidade, empatia e compromisso com o futuro.”

TAE Rejane Andrea Magalhães de Barros, coordenadora da CDDP; professor Luiz Eurico Nasciutti, decano do CCS; professor Roberto de de Medronho, Reitor da UFRJ; professora Cássia Curan Turci, vice-reitora da UFRJ, Rafael Pereira, superintendente geral de pessoal e a TAE Joana Maria de Angelis, diretora da DVDE. | Foto: Fábio Caffé (SGCOM)

superintendente geral de pessoal da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4), Rafael Pereira, parabenizou os novos servidores e ressaltou o orgulho pelo trabalho realizado pela PR-4 no processo de nomeações e posses:

“A nomeação e posse de novos servidores e servidoras é uma entrega muito relevante realizada pela PR-4 e tem um significado imensurável para a construção e a manutenção da universidade. Quando nomeamos e empossamos servidores públicos, estamos ajudando na defesa da universidade como uma estrutura do Estado, que contribui para o desenvolvimento do país — especialmente no contexto em que vivemos hoje. Estamos recuperando a capacidade institucional da UFRJ, o que certamente ajudará a reconstruir o Brasil.”

Rafael Pereira, Superintendente Geral de Pessoal / PR-4 | Foto: Fábio Caffé (SGCOM)

Ele destacou ainda o compromisso que deve orientar o trabalho de cada servidor:

“Essa é uma missão que eu gostaria de ressaltar: cada um e cada uma de vocês que estão entrando agora na UFRJ, ajudando a recompor o quadro e a força de trabalho dessa que é uma das principais instituições do país, também contribuem para reconstruir o Estado brasileiro. A universidade pública é essencial para a defesa da democracia.”

Encerrando sua fala, Rafael Pereira enfatizou a importância da atuação contínua da PR-4 na recomposição do quadro funcional da universidade:

“Essa dimensão, para nós da PR-4 e da UFRJ, é muito importante. Por isso, nos sentimos felizes com os resultados alcançados. Estamos nos dedicando arduamente para recuperar, alocar e prover servidores e servidoras — pessoas que são, de fato, aquelas que fazem a universidade avançar.”

A cerimônia foi marcada por emoção, acolhimento e sentimento de pertencimento. Para muitos dos novos servidores, o momento simbolizou não apenas o início de uma trajetória profissional, mas também a realização de um sonho: o de contribuir com uma das maiores e mais respeitadas universidades do país.

Com a posse dos novos servidores, a UFRJ reafirma seu compromisso com o fortalecimento do serviço público, a valorização das pessoas e o desenvolvimento de uma universidade cada vez mais plural, democrática e de excelência.