A UFRJ inaugurou, na terça-feira (2/12), a nova sede da Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST), instalada no espaço da antiga Bio-Rio. A cerimônia contou com a presença do Reitor Roberto Medronho, da Vice-Reitora Cássia Turci, da Pró-Reitora de Pessoal, Neuza Luzia Pinto, do Decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Luiz Eurico Nasciutti, além de superintendentes, dirigentes de unidades e dezenas de servidores da universidade.
Durante o evento, a Pró-Reitora de Pessoal agradeceu aos parceiros e equipes que tornaram possível a entrega da nova sede. “A entrega de hoje tem um valor imensurável, porque ela simboliza resistência, luta, coragem, determinação e muita vontade de fazer o melhor. Tenho muito orgulho em dizer o quanto eu e todos os servidores da CPST estamos felizes com essa realização, que é fruto do sonho e do esforço coletivo de cada um de nós”, afirmou. Ela destacou ainda que a conquista só foi possível graças ao compromisso da Reitoria, que decidiu investir na obra mesmo diante de fortes restrições orçamentárias, e ao trabalho fundamental da Prefeitura Universitária e da Escola Politécnica da UFRJ. Segundo Neuza, a nova sede representa mais um avanço na consolidação de uma política contínua de saúde do trabalhador na UFRJ, que avança após a retomada dos exames periódicos e seguirá com a criação do novo Laboratório de Saúde e Segurança do Trabalhador (LSST), reafirmando o compromisso institucional de colocar a saúde do servidor em primeiro lugar.

O Reitor Roberto Medronho ressaltou o papel essencial dos servidores públicos e afirmou que “a nova sede fortalece não apenas a oferta de cuidado aos trabalhadores da UFRJ, mas também a qualidade dos serviços que a universidade presta à sociedade”. Ele reiterou seu compromisso com a promoção da saúde do corpo social da instituição e destacou que a atenção à saúde do servidor deve ser tratada como uma política de Estado.
Estrutura renovada e melhores condições de trabalho
Pensada de acordo com as necessidades de cada equipe e das normativas de saúde e segurança no trabalho, a nova sede oferece melhores condições estruturais, garantindo conforto, segurança e dignidade aos servidores. A coordenadora da CPST, Ângela Grey, lembrou que a mudança era urgente e muito esperada, já que o prédio atual — inicialmente provisório — tornou-se inadequado e insalubre após duas décadas de uso. Emocionada, ela afirmou que a nova sede representa a realização de um sonho para a equipe e reforçou: “para oferecermos saúde aos servidores, nós também precisamos estar em um local salubre e seguro”.

Ângela destacou ainda a expectativa de ampliar a cooperação com outras unidades da UFRJ que desenvolvem programas voltados à saúde do trabalhador, fortalecendo ações intersetoriais. Integrantes da equipe da CPST, como os servidores da DVSST, também expressaram emoção com a mudança, definindo o momento com palavras como “renovação”, “recomeço”, “dignidade” e “resiliência”.

Planejamento e próximos passos
Com a mudança para o novo espaço, a CPST inicia um movimento importante de reorganização institucional, que deverá facilitar a gestão interna. Nessa primeira etapa, foi inaugurada a sede administrativa. As obras continuam nas instalações que abrigarão o LSST e os espaços destinados aos atendimentos e perícias, que necessitam de adequações específicas. Por isso, os serviços de acolhimento e avaliações clínicas permanecerão temporariamente no endereço anterior até a conclusão da próxima fase de transferência.
A entrega deste novo espaço reforça o compromisso da gestão com a valorização das pessoas e com a construção de uma cultura institucional baseada no bem-estar, na segurança e no reconhecimento dos servidores da UFRJ.
