Mídias Notícias Publicações

Chamada para dossiê Acessibilidade e Inclusão nas instituições públicas de ensino Superior

A última década caracterizou-se por diversos avanços nas políticas públicas para a inclusão nas instituições públicas de ensino superior brasileiras. Como exemplo disso, a lei de cotas Nº 12.711/2012, , ampliada pela de Nº13.409/2016, impulsionou um crescimento de grupos historicamente excluídos da sociedade (negros, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, entre outros) nessas instituições. Ao refletirmos sobre este cenário, percebemos a existência ainda de um grande caminho a ser percorrido para de fato garantir equidade de condições às demais pessoas da sociedade. Há novos corpos e sociabilidades presentes nas diversas instituições públicas de ensino superior brasileiras e que nos motiva a refletir sobre os desafios e as perspectivas para uma prática inclusiva. Consideramos a acessibilidade e inclusão como temas fundamentais para o aprofundamento de questões sob o viés democrático e de acesso pela ação afirmativa nas universidades.

Nesse contexto, vislumbramos nesse dossiê temático sobre acessibilidade e inclusão a oportunidade de garantir um espaço de divulgação das experiências institucionais – exitosas ou não- e dos atuais desafios para a permanência e a aprendizagem de corpos com características biopsicossociais diversas. A construção colaborativa do conhecimento e a inovação são as características mais presentes nas instituições de ensino superior brasileiras.

A parceria entre o Projeto de Pesquisa e Elaboração de Comunicações Acessíveis (Projeto ComAcess NCE/UFRJ), a Diretoria de Acessibilidade (Dirac/UFRJ), a Pró-reitoria de Pessoal (PR4/UFRJ) e a Pró-reitoria de Políticas Estudantis (PR7/UFRJ) exemplifica essa marcante característica por meio da elaboração deste dossiê temático.

Diante disso, convidamos pesquisadores das diversas instituições de ensino superior brasileiras (discentes, técnicos, docentes, terceirizados) a enviar textos para esse importante dossiê temático. Práticas interdisciplinares, políticas institucionais e outros mecanismos pedagógicos ou administrativos que estejam presentes nas universidades podem e devem ser registrados nesta edição do periódico.

Confira maiores detalhes sobre as seções e acesso aos números anteriores em: https://revistas.ufrj.br/index.php/pgpu . Dúvidas através de revista@pr4.ufrj.br .
Participe! Envie seu trabalho até: 30 SET 2023

Acesso desta Chamada em libras através do link: https://drive.google.com/file/d/1DN87Z6aTfqo2K050VSjt99b7DhM97gcK/view?usp=sharing

#ParaTodosVerem. Audiodescrição da imagem de divulgação: Cartaz de fundo branco, na parte superior tem o título em fundo azul onde está escrito Revista PGPU, Práticas em Gestão Pública Universitária, ISSN25268503. Logo abaixo ao lado esquerdo está o símbolo gráfico da ONU que enfatiza as pessoas com deficiência pelo mundo o qual é representado por figura humana estilizada, de braços e pernas abertas, contornado por um círculo. Ao lado direito está escrito: Chamada para o dossiê-Acessibilidade nas Instituições Públicas de Ensino Superior

Os textos recebidos e aprovados serão publicados na edição 2024.1

Por uma sociedade mais inclusiva! Não deixe de compartilhar em suas redes!
Aguardamos a sua contribuição para este importante dossiê!