Eventos Notícias

Segunda edição do Programa Integra Minerva forma novos servidores entre os dias 2 e 12 de julho

Os novos servidores da UFRJ assinaram o termo de posse no dia 02 de julho de 2024. No dia seguinte, eles já começaram a participar do Integra Minerva – o curso de introdução ao trabalho na UFRJ. As palestras sobre o serviço público e a UFRJ estão sendo realizadas em diversos espaços e campi, proporcionando, além do aprendizado, uma ampla visão sobre a realidade da Universidade.

No dia 03 de julho, os participantes tiveram a oportunidade de assistir à palestra da professora da FGV Gabriela Lotta sobre o papel dos servidores públicos. A Pró-reitoria Neuza Luzia participou da mesa de abertura e deu as boas vindas aos novos servidores com grande entusiasmo:

“Eu falo em nome de toda a reitoria aqui: nós estamos muito felizes com a chegada de vocês. É uma grande demanda da Universidade contar com mais pessoas que possam contribuir com o papel grandioso que temos no sentido da transformação social. Tenham a certeza de que vocês irão fazer um trabalho muito importante e ter diversas oportunidades.”

O superintendente-geral da PR4 Rafael Pereira e a diretora da DVDE Joana di Angelis também parabenizaram os novos servidores desejando que seja uma fase muito feliz na vida de cada um dos presentes.

A palestra da professora da FGV Gabriela Lotta abordou os diversos desafios do Estado brasileiro. Ela começou explicando um pouco sobre a Constituição Federal de 1988, que criou as bases do atual Estado brasileiro.

Prof. Gabriela Lotta (FGV)

“Nós conseguimos avançar muito em políticas públicas. Conseguimos universalizar a atenção básica à saúde e a educação básica. Porém ainda temos outros grandes desafios.”

Segundo Lotta, um desses desafios é diminuir a desigualdade social que é imensa, não apenas na sociedade, como também no serviço público. Dentro do serviço público, as carreiras que trabalham diretamente atendendo o público – técnicos, professores, policiais, dentre outros – são os que ganham menos.

Novos servidores participam do Integra Minerva

Ela abordou a importância da democracia e dos instrumentos de participação direta da sociedade na administração pública, como conselhos e ouvidorias. Sempre fazendo conexão com o serviço que será desenvolvido pelos novos servidores, ela destacou que, cada vez mais, a administração terá que dialogar com a sociedade.

Lotta finalizou a apresentação dizendo acreditar muito na formação dos servidores:

“Quando a gente melhora a formação dos servidores nós temos serviços públicos melhores. É isso que a gente precisa. Nós temos mais servidores engajados para enfrentar os grandes desafios da administração pública.”

No dia 04 de julho, continuando a formação geral dos novos servidores, houve palestra sobre a história da Universidade, ministrada pela historiadora do Sibi Andrea Queiroz; no dia 05, a técnica em assuntos educacionais Ana Maria Ribeiro falou sobre o plano de carreira dos técnicos em educação.

No dia 08 de julho, ocorreu a cerimônia de posse com a presença do reitor Roberto Medronho e da vice-reitora Cássia Turci. Em seguida, os novos servidores continuarão em processo de aprendizagem, via plataforma EaD, para que possam desempenhar as suas funções da melhor forma possível.

Da esquerda para a direita: Prof. Cássia Turci (vice-reitora), Prof. Roberto Medronho (reitor) e Neuza Luzia (pró-reitora da PR4)
Foto: Fábio Caffe

A gestão do professor Roberto Medronho já empossou 65 docentes e 158 técnicos. Este ano, ainda serão admitidos 200 novos servidores.

Cerimônia de Posse do dia 08/07/2024
Foto: Fábio Caffe

Link da palestra do dia 03/07/2024: O papel dos servidores públicos na (re)construção do estado brasileiro – Gabriela Lotta – Professora de Administração Pública e Governo da FGV

Texto publicado em: julho/2024