A Resolução CONSUNI/UFRJ Nº 300, de 23 de agosto de 2024, orienta e organiza os programas, projetos e ações de desenvolvimento, capacitação e formação continuada para o trabalho na UFRJ e tem como público todos servidores, TAE e Docentes
Pela primeira vez na história da UFRJ, a Universidade terá uma política institucional de desenvolvimento e formação, voltada para a melhoria do trabalho e conectada com os novos desafios que os servidores enfrentam no cotidiano.
Até hoje, a PR4 executava projetos, programas e ações dispersas, sem uma política integrada com os objetivos estratégicos da UFRJ expressos no Plano de Desenvolvimento Institucional. Essa situação fragilizou a área de pessoal e produziu poucos resultados efetivos.
A nova política aponta para uma nova direção. Ao final da sessão do Consuni do dia 23 de agosto, a Pró-reitora de Pessoal Neuza Luzia comemorou. “A aprovação aqui supera um período de descontinuidades na área e mostra que a UFRJ caminha para a consolidação de políticas institucionais na área de pessoal. Cumprimos uma meta do plano de desenvolvimento institucional 2021-2024 e demos um passo importante em direção a uma política de pessoal sistêmica e organicamente integrada.”
O superintendente geral de Pessoal, Rafael Pereira, exaltou a aprovação da política de desenvolvimento, capacitação e formação continuada da UFRJ: “Precisamos nos preparar – TAEs e Docentes – para exercer nossos trabalhos da melhor forma possível. Não sabemos tudo! As necessidades do trabalho mudam com o tempo e com as novas tecnologias. Além disso, nosso corpo social é diverso. Precisamos nos capacitar também para ser mais inclusivos.”
A política aprovada no Consuni traz um conjunto de princípios e diretrizes para a realização de projetos, programas e ações que serão colocados em prática pela Divisão de Desenvolvimento, Capacitação e Formação Continuada (DVDE) da PR4. Essas ações poderão ser realizadas no âmbito da PR4 ou em parceria com as unidades. A partir de agora, a resolução se desdobra em regulamentos, como portarias e editais para garantir sua implementação efetiva.
Conheça o inteiro teor da resolução clicando aqui.