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Por dentro da PR4: conheça a Central de atendimento

A Central de Atendimento da PR4 (Caten) tem como finalidade oferecer suporte e orientações aos servidores da UFRJ, abrangendo questões relacionadas a ativos, inativos, aposentados e pensionistas.

Recentemente, a Central de Atendimento teve a localização alterada e está agora no Parque Tecnológico da UFRJ, juntamente com o restante da Pró-reitoria de Pessoal.

Confira abaixo a entrevista com a diretora da Central de Atendimento da PR4, Midiã Silva, sobre os serviços oferecidos e os desafios enfrentados pela seção.

Recentemente, a Caten mudou de localização. Como está sendo essa adaptação para vocês?
A mudança para o Parque Tecnológico foi positiva para nossa equipe. A nova localização oferece um ambiente mais adequado para receber os servidores e realizar nossas atividades diárias. Embora a adaptação tenha exigido ajustes, estamos satisfeitos com o novo espaço, que contribui para a melhoria do atendimento.

Quantos são os servidores da Seção (ou seria Divisão)?
A Central de Atendimento da PR-4 (Caten) conta atualmente com seis servidores. No passado, a equipe era maior. Mas, devido à saída de cinco servidores ao longo dos últimos anos e à falta de reposição, a equipe atual está bastante reduzida, o que aumenta os desafios no atendimento.

Segundo o Painel Estatístico de Pessoal da PR4, são quase 25 mil servidores na UFRJ, incluindo ativos, inativos, aposentados e pensionistas. É um desafio muito grande para a PR4 e, especialmente, para a Caten atender a todos com qualidade, não é mesmo?
Sim, é um grande desafio atender com qualidade quase 25 mil servidores. Além disso, a Caten atende ex-servidores e ao público externo à UFRJ. Por isso é tão importante o trabalho das Seções de Pessoal no atendimento aos servidores ativos, já que a Caten não tem condições, no momento, de absorver todas as demandas dos servidores ativos. A Caten se esforça para prestar um atendimento eficaz e eficiente, mas a quantidade de demandas, somada à complexidade dos casos que envolvem diferentes regulamentações e tipos de profissionais, exige um esforço contínuo para garantir que todos os servidores recebam o suporte necessário. Além disso, a equipe reduzida e a ausência de reposição de servidores contribuem para tornar o trabalho ainda mais desafiador.

Quais sites e aplicativos o servidor pode acessar para realizar solicitações online?
Os servidores da UFRJ podem realizar solicitações online por meio do site de atendimento da PR4, que é acessível em https://atendimento.pessoal.ufrj.br/index.php. [inserir link] Esse portal permite a abertura de chamados, facilitando a comunicação e a resolução de demandas de forma remota.

Ainda há muita demanda por atendimento presencial? Quais são as formas de atendimento disponibilizadas?
Sim, apesar da possibilidade de realizar solicitações online, ainda há uma demanda significativa por atendimento presencial, principalmente relacionado ao público que não tem o domínio das ferramentas digitais. A Caten oferece diferentes formas de atendimento. Veja abaixo:

As informações gerenciadas por uma pró-reitoria de pessoal de uma Universidade são muito complexas porque envolvem diversas leis e regulamentações relativas a diversos tipos de profissionais, passando por médicos, técnicos e até mesmo músicos. Imagino que, em alguns casos, não seja possível fornecer informações na hora que o servidor demanda. Como vocês trabalham nesses casos?
De fato, devido à complexidade e diversidade das questões que chegam à Caten, nem sempre é possível fornecer uma resposta imediata. Quando recebemos uma demanda que exige uma consulta mais aprofundada ou a obtenção de informações de outros setores, explicamos ao servidor a necessidade de transferir o seu caso para o setor específico que trata da solicitação. Nossa equipe trabalha para buscar a informação correta e retornar ao servidor o mais rápido possível, garantindo que a resposta seja precisa e completa.

Gostaria de acrescentar algo mais?
Gostaríamos de ressaltar que o novo local no prédio da PR4 tem sido muito benéfico para nossa equipe, permitindo-nos prestar um atendimento mais organizado e acessível aos servidores. O contato com os outros setores da PR4 também é muito importante e nos ajudam a resolver melhor as solicitações que chegam até nós. Além disso, estamos sempre buscando aprimorar nossos processos e contamos com a compreensão dos servidores quanto aos desafios enfrentados, especialmente relacionados à alta demanda e à equipe reduzida.

CENTRAL DE ATENDIMENTO DA PR-4
Atendimento PresencialSegunda a sexta
9h30 as 15h30
Local: Prédio da PR-4, no Parque Tecnológico (Campus do Fundão)

Telefones: (21) 99601-7989 e 99948-6033

Site para abertura de chamados: https://atendimento.pessoal.ufrj.br/index.php