Por Rebecca Henze – Setor de Comunicação da Decania do CT
Nesta quarta-feira (2/10), o Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ recebeu a aula inaugural do curso “Capacitação em Primeiros Socorros para Trabalhadores da Educação”, voltado para os servidores da Decania e das unidades do centro. Organizado em conjunto com a Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4/UFRJ), o curso tem como objetivo preparar o servidor para lidar com adversidades e prevenir que possíveis acidentes possam ter consequências mais graves. A capacitação terá carga horária de 20 horas, com o esquema de aulas híbrido, intercalando encontros online e presenciais, e a primeira turma contou com 30 vagas, com término previsto para o dia 23 de outubro com uma atividade prática.
Durante a mesa de abertura, Walter Suemitsu, Decano do CT, agradeceu a organização do evento pela PR-4 e ressaltou a importância de preparar os servidores para lidar com qualquer imprevisto. Joana de Angelis, Diretora da Divisão de Desenvolvimento, Capacitação e Formação Continuada da PR-4, ressaltou que apesar da falta de recursos financeiros e de pessoal, a PR-4 tem promovido uma série de capacitações aos servidores, alinhadas às políticas institucionais da universidade, para que estes possam prestar um auxílio cada vez melhor à sociedade. Joana também aproveitou para anunciar que o curso de primeiros socorros já conta com lista de espera para novas turmas.
Agnaldo Fernandes, Superintendente do CT, lembrou da importância do curso para o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) que será implementado no Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), e que os servidores precisarão ter novas competências para somar pontos para evoluírem na carreira. Já Huascar da Costa Filho, da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho da Decania do CT e Representante do Técnicos-Administrativos do CT, destacou que o curso reuniu servidores de todas as unidades do Centro Tecnologia, e que o RSC será um incentivo para os servidores participarem das capacitações e atividades porque, além do aprendizado, o conhecimento irá contribuir para o avanço na carreira.
Servidora da Coordenação de Atenção à Saúde do Trabalhador (CPST/PR-4), coordenadora e instrutora do curso, Ângela Grey contextualiza a história da capacitação: “a proposta iniciou em 2016, a partir de uma demanda de protocolos de segurança a serem seguidos para a certificação do Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (LADETEC) para as Olimpíadas do Rio. Nesta nova versão, o curso “Capacitação em Primeiros Socorros para Trabalhadores da Educação”, traz a importância do conhecimento em primeiros socorros, apresenta algumas Leis Trabalhistas que fazem menção ao direito de receber cursos e treinamentos em primeiros socorros, e também a Lei de Lucas – norma que determina a obrigatoriedade de capacitação em primeiros socorros em instituições de ensino -, conteúdos que fortalecem a ideia de que os trabalhadores da educação também possam receber capacitação em primeiros socorros.”