Uma comissão da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) e da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB) visitou, na terça-feira (8/4), as futuras instalações do Laboratório de Saúde e Segurança do Trabalhador (LaSST), que ocupará parte do espaço onde anteriormente funcionava a Bio-Rio. O local sediará as atividades de atendimento ao público da Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST), órgão essencial para o acolhimento e o cuidado com os servidores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de outros órgãos da administração pública federal.
“Estamos envoltos em um pensamento positivo para uma nova acomodação da CPST. Um local acessível, limpo e agradável, para receber com conforto os servidores que necessitam dos nossos serviços”, afirmou Angela Grey, diretora administrativa e substituta eventual da diretora-geral da CPST/PR-4. “Esse é um sonho antigo e agora está muito próximo de ser realizado”, completou, ressaltando o empenho da PR-4 e da CPST na viabilização do novo espaço.
O novo espaço contará com laboratórios, consultórios destinados a atendimentos e perícias — organizados de forma separada —, sala de fisioterapia, sala de espera, áreas administrativas e setor técnico. Todos os ambientes, incluindo os banheiros, serão adaptados para garantir plena acessibilidade.
A visita fez parte das atividades de reconhecimento do espaço, com participação da empresa vencedora da licitação do projeto executivo. A proposta prevê adaptações necessárias para a implantação das atividades de saúde do trabalhador. A previsão é que o projeto seja concluído em até dois meses — prazo que a PR-4 e a FJB buscam encurtar. Em seguida, será iniciada a licitação da obra. A expectativa é de que o novo espaço esteja em funcionamento até outubro.
Iniciativa inovadora
O Laboratório de Saúde e Segurança do Trabalhador (LaSST) é fruto de uma parceria entre a PR-4, a FUJB, a Escola Politécnica (Poli) e o Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (IESC), com o apoio da Reitoria. “Esse é um dos principais projetos da PR4, em parceria com algumas unidades acadêmicas, e responde à prioridade que a gestão da Reitoria definiu para a área de saúde e qualidade de vida”, explica a pró-reitora de Pessoal, Neuza Pinto.
O LaSST é uma iniciativa que busca integrar as áreas administrativa e acadêmica, potencializando as qualidades de cada uma. A UFRJ, reconhecida nacional e internacionalmente em diversas áreas do conhecimento, terá a oportunidade de promover uma sinergia capaz de impulsionar pesquisas e, ao mesmo tempo, qualificar o atendimento prestado à comunidade interna.
Estudar e pesquisar as causas e soluções relacionadas à saúde e à segurança do trabalho contribui diretamente para uma gestão mais eficiente dos recursos humanos e financeiros da Universidade. Além disso, fortalece a capacidade de geração de conhecimento, ao preservar a produtividade e a longevidade das atividades laborais altamente qualificadas desenvolvidas na instituição.
Embora experiências semelhantes já ocorram em hospitais universitários, o LaSST pode ser considerado uma inovação na gestão pública, ao propor um novo modelo de integração voltado para o fortalecimento da capacidade institucional da UFRJ, com foco direto na sua comunidade.
Sobre a CPST
A Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST) da PR-4 é responsável por ações voltadas à saúde e segurança dos servidores, como perícias médicas, promoção da saúde, prevenção de riscos, educação em saúde, inspeções e avaliações dos ambientes de trabalho. As ações seguem as diretrizes da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor.
Além de atender aos servidores, a CPST também presta serviços a diversos órgãos e entidades da administração pública federal. Entre eles, estão o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Ministério dos Transportes (MT), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), além de todas as unidades da própria UFRJ.