por: Bárbara Abreu – SGCOMS
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) concedeu medalhas, nesta segunda-feira, 3/11, a 18 docentes e técnicos-administrativos em educação com mais de 50 anos de trabalho na instituição. A cerimônia foi marcada pela emoção dos agraciados e de seus familiares, que lotaram o auditório do Quinhentão, no Centro de Ciências da Saúde (CCS). A atividade integrou a programação da Semana do Servidor 2025.
No evento, o reitor da UFRJ, Roberto Medronho, reconheceu a dedicação diária dos homenageados, que, por mais de cinco décadas, contribuíram para alcançar altos padrões de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. “A Universidade é feita de pessoas, de quem nela trabalha. O nosso maior patrimônio são vocês, que trabalharam ao longo destes anos todos, sejam técnicos-administrativos em educação ou docentes. E também os nossos alunos, que não são servidores, mas ajudam a aprimorar o nome da UFRJ, que tem tanto prestígio”, disse.
Para a vice-reitora, Cássia Turci, a homenagem é uma importante forma de valorização dos servidores da Universidade. “Este reconhecimento faz diferença, porque, quando os novos servidores chegam e veem uma pessoa que está aqui há tanto tempo, eles ficam sabendo que este é um bom lugar para se trabalhar. A gente tem que se esforçar para isso, para que tenhamos um ambiente acolhedor, para que a gente consiga, de fato, trabalhar com todas as pessoas de uma forma harmoniosa, com muito respeito”, defendeu.

A cerimônia também agraciou nove servidores técnico-administrativos da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) com uma placa de reconhecimento ao mérito administrativo e ao espírito público pela dedicação em garantir a implementação dos direitos dos trabalhadores da Universidade, no contexto da Lei n. 15.141/2025, que alterou as carreiras dos docentes e dos técnicos-administrativos em educação. Foram implementadas mais de 7 mil progressões em tempo recorde. “Foi uma demonstração imensa de compromisso e dedicação. Queremos, com esta homenagem, registrar que o mérito acadêmico e o mérito administrativo são indissociáveis na formação e no fortalecimento da UFRJ”, afirmou a pró-reitora de Pessoal, Neuza Luzia Pinto.
Compondo a mesa ao lado do reitor, da vice-reitora e da pró-reitora de Pessoal, o decano do CCS, Luiz Eurico Nasciutti, um dos 18 homenageados, se emocionou ao receber a medalha. “Fico realmente muito contente de ver esse auditório cheio por um momento que representa muito, não só para os homenageados que aqui estão, mas também pelo que a UFRJ representa para nós e para a nossa sociedade”, disse.
Veja a lista dos servidores agraciados
- com a medalha em homenagem aos 50 anos de serviço público federal:
- Ana Regina Machado de Sousa
- Angela Maria Camardella Rabello
- Carlos Humberto Lionel de Souza
- Claudio Luis De Amorim
- Fatima Santos Abdalla
- Floriano Carlos Martins Pires Junior
- Joaquim Inacio de Nonno
- Jorge Luis Souza Barradas
- Jorge Luiz do Nascimento
- Luiz Eurico Nasciutti
- Marlei Gomes da Silva
- Marlene dos Santos Lima de Souza Ressur
- Nilson Costa Roberty
- Paulo Raimundo Ferreira
- Paulo Roberto Ribeiro Costa
- Reginaldo Pedro dos Santos
- Roosevelt Rodrigues Mota
- Sandra Maria de Brito Oliveira
- Sandra Regina Guedes Alves
- com a placa de reconhecimento ao mérito administrativo e espírito público:
- Anne Elise Reis da Paixão
- Cinthya de Melo Franca
- Francisco Diogo Lima Gonçalves
- Gildelia Maria de Oliveira
- Luciana Snaider Ribeiro
- Maria Tereza da Cunha Ramos
- Moizes Guanabara de Carvalho
- Raiani dos Santos Fernandes Gouveia
- Roselea Barbosa Julio Paradella

Publicado originalmente em https://ufrj.br/2025/11/ufrj-homenageia-servidores-com-mais-de-cinco-decadas-de-servicos-prestados/
