Desenvolvimento e formação profissional

A Divisão de Desenvolvimento (DVDE)

O desenvolvimento dos servidores da UFRJ está pautado nas diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública Federal (PNDP), instituída pelo Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019 e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UFRJ), visando a qualidade dos serviços prestados à sociedade e o crescimento pessoal e profissional dos servidores.

A progressão nas carreiras dos servidores(as) docentes e técnico-administrativo(as) em educação obedece a regras distintas, definidas nas respectivas leis estruturantes. Nos dois casos, há previsão de um interstício mínimo para a mudança de classe, nível ou padrão de vencimento, a qual obrigatoriamente deve ser precedida de avaliação de desempenho.

Além disso, as leis das carreiras preveem mudanças especiais de nível ou classe, a partir da obtenção de título formal, no caso do docente, ou do cumprimento de determinado quantitativo de horas em atividades de capacitação, no caso do TAE.

Para conhecer os principais processos vinculados ao desenvolvimento dos(as) servidores(as), acesse as bases de conhecimento, no Menu https://pessoal.ufrj.br/servicos/