Perguntas Frequentes sobre o Banco de Permutas

  1. Quem pode se inscrever no Banco de Permutas?

Qualquer servidor Técnico Administrativo em Educação da UFRJ (TAE) que desejar, exceto os servidores ocupantes de cargos com lotação específica. Mas o deferimento da solicitação de remoção por permuta só ocorrerá se o servidor cumprir, cumulativamente, os requisitos gerais para permuta que constam no Edital.

  1. Estou em estágio probatório, posso me inscrever no Banco de Permutas?

Não, servidores em estágio probatório não podem solicitar remoção por permuta.

  1. Qual a validade do edital?

O Edital será válido no ano vigente.

  1. Será publicado mais de um edital por ano?

A publicação de um novo Edital poderá acontecer por interesse da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4).

  1. Posso solicitar permuta para outra universidade federal?

A remoção por permuta ocorrerá somente no âmbito das unidades acadêmicas e administrativas que compõem a estrutura da UFRJ. As referidas unidades estão distribuídas nos campi e em outros locais, nos seguintes municípios: Duque de Caxias, Macaé e Rio de Janeiro.

  1. Se eu fizer a inscrição, já consigo automaticamente a permuta?

A inscrição e o cadastro do servidor no banco de permutas não asseguram ao mesmo o direito à remoção, apenas a expectativa de ser removido.

  1. Como posso me inscrever no Banco de Permutas?

O servidor interessado em se inscrever no Banco de Permutas da Pró-Reitoria de Pessoal deverá preencher o formulário eletrônico que será disponibilizado no sítio eletrônico da PR-4: https://pessoal.ufrj.br

  1. Meus dados pessoais ficarão disponíveis no site?

Para viabilizar o contato entre os servidores para permuta, os seguintes dados do servidor serão disponibilizados no site, por meio do Banco de Permutas: nome completo, cargo, endereço de e-mail, Unidade/município de Lotação e Unidades/município de Interesse.

  1. Como posso saber as permutas disponíveis?

O Banco de Permutas com o nome dos servidores, cargos e Unidades estará disponível para consulta no sítio eletrônico da PR-4: https://pessoal.ufrj.br/.

  1. Fiz a inscrição no Banco de Permutas, mas não encontro meu nome na listagem provisória. O que eu devo fazer?

O servidor que realizar a inscrição e não tiver o seu nome publicado na listagem provisória poderá apresentar pedido de revisão, por meio do envio do comprovante de inscrição para o endereço eletrônico (permuta@pr4.ufrj.br). Deve constar como Assunto do e-mail: PEDIDO DE REVISÃO.

  1. Posso permutar com um servidor de cargo diferente do meu?

A permuta deverá ocorrer de preferência entre servidores do mesmo cargo. Na hipótese de os interessados ocuparem cargos distintos, os mesmos deverão consultar as suas respectivas Chefias imediatas e Direções das Unidades para verificar a possibilidade e interesse nessa permuta. Neste caso, as Direções e/ou as Chefias Imediatas deverão incluir no processo de remoção justificativa e descrição detalhada das atividades a serem realizadas.

  1. Posso permutar sem a autorização da chefia?

Não, a efetivação da remoção por permuta dependerá da anuência da Chefia imediata e do(a) Diretor(a) da unidade de origem do servidor, assim como da anuência da Chefia imediata e do(a) Diretor(a) da unidade de destino, que devem ser manifestadas em Formulário que será anexado ao processo eletrônico, de movimentação por permuta, dos servidores interessados.

  1. Como faço para retirar meu cadastro do banco de permutas?

O servidor poderá solicitar a retirada do seu nome do cadastro do Banco Permutas, durante o período de vigência do Edital. A solicitação deverá ser formalizada por meio do preenchimento de Termo de Desistência de Cadastro, o qual deverá ser preenchido, assinado e enviado para o endereço eletrônico (permuta@pr4.ufrj.br). Deve constar como Assunto do e-mail: TERMO DE DESISTÊNCIA.